Scielo RSS <![CDATA[Revista de Psicología (PUCP)]]> http://dev.scielo.org.pe/rss.php?pid=0254-924720220001&lang=en vol. 40 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://dev.scielo.org.pe/img/en/fbpelogp.gif http://dev.scielo.org.pe <![CDATA[Satisfaction with life and its socio-personal correlates in adolescents from public middle schools in Sonora, Mexico]]> http://dev.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472022000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen El objetivo de este trabajo fue medir la relación de las variables personales y de contexto, satisfacción con la vida y el bienestar personal de adolescentes escolarizados en el noroeste de México. El diseño del estudio es no experimental ex post facto de tipo transversal. Se formaron submuestras de bajos-altos niveles de satisfacción con la vida y bienestar personal. Se realizaron análisis discriminantes y regresiones logísticas. El índice de bienestar local, el autoconcepto familiar y el autoconcepto social resultan como variables de protección del bienestar personal, sumándose el apego al barrio en la predicción de la satisfacción con la vida. Se concluyó que es importante desarrollar modelos que incluyan variables multinivel para explicar y predecir el bienestar subjetivo.<hr/>Abstract The objective of the study was to measure the relationship of personal variables and context with satisfaction with the life and personal well-being of school adolescents in northwestern Mexico. The design is non-experimental ex post facto of transversal type. Two samples of high-low satisfaction with life and personal well-being were compared. Discriminant analyzes and logistic regressions were performed. In the analyzes, the Local Well-being Index, the Family Self-concept and the Social Self-concept result as predictive variables of Personal Well-being, adding to the Neighborhood Attachment in the prediction of Satisfaction with Life. It is concluded that it is important to develop ecological models that include multilevel variables to explain and predict the subjective well-being.<hr/>Resumo O objetivo foi verificar a relação das variáveis pessoais e de contexto com a satisfação com a vida e o bem estar pessoal dos adolescentes escolarizados do Noroeste do México. O delineamento do estudo é não experimental ex post facto do tipo transversal. Foram duas sub-amostras baixos-altos níveis de satisfação com a vida e bem-estar pessoal. Foram realizadas análises discriminante e regressões logísticas. De acordo com as análises o Bem Estar Local, o Autoconceito Familiar e o Autoconceito Social foram preditores do Bem Estar Pessoal, além do Apego ao Bairro na predição da Satisfação com a Vida. Conclui-se que é importante desenvolver modelos ecológicos que incluam variáveis multiníveis para explicar e predizer o bem-estar subjetivo<hr/>Résumé L’objectif de ce travail était de mesurer la relation entre les variables personnelles et le contexte avec la satisfaction à l’égard de la vie et du bien-être personnel des adolescents scolarisés dans le nord-ouest du Mexique. La conception de l’étude est ex-facto non expérimentale de type transversal. Ils étaient divisés en hauts et en bas pour la satisfaction de la vie et le bien-être personnel. Des analyses discriminantes et des régressions logistiques ont été effectuées. L’indice de bien-être local, le concept de famille et le concept de société en tant que variables prédictives du bien-être personnel, renforcent l’attachement du quartier à la prévision de la satisfaction de la vie. En conclusion, il est important de développer des modèles écologiques intégrant des variables multiniveaux pour expliquer et prédire le bien-être subjectif. <![CDATA[Personality dimensions and its relationship to prosocial trends and empathy in children and adolescents in psychosocial vulnerability]]> http://dev.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472022000100037&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen Se analizaron las dimensiones de la personalidad y su relación con las tendencias prosociales y la empatía en 69 niños(as) y adolescentes en vulnerabilidad psicosocial (Manizales, Colombia). Se utilizaron el cuestionario Big Five, la escala de tendencias prosociales y el índice de reactividad interpersonal. Se encontraron correlaciones (p&lt;.05) entre las tendencias prosociales: anónima, emergencia, emocional y las dimensiones de amabilidad y extraversión. La toma de perspectiva y preocupación empática se correlacionaron con la amabilidad, la escrupulosidad y la extraversión. El análisis de ecuaciones estructurales mostró que la amabilidad, la preocupación empática y la tendencia prosocial emocional aportaron un efecto predictor sobre la tendencia prosocial emergencia (r 2 =.51). La escrupulosidad, la extraversión, las tendencias prosociales emergencia y emocional predicen la toma de perspectiva (r 2 =.41). La extraversión, la tendencia prosocial emocional y la toma de perspectiva predicen la tendencia prosocial anónima (r 2 =.26). La amabilidad y la escrupulosidad predicen la preocupación empática (r 2 =.24)<hr/>Abstract Personality dimensions and their relationship with prosocial tendencies and empathy were analyzed in 69 children and adolescents in psychosocial vulnerability (Manizales, Colombia). The Big Five questionnaire, the prosocial tendencies scale and the interpersonal reactivity index were used. Correlations (p&lt;.05) were found between prosocial tendencies: anonymous, emergence, emotional and the dimensions of agreeableness and extraversion. Perspective taking and empathic concern were correlated with agreeableness, conscientiousness and extraversion. Structural equation analysis showed that agreeableness, empathic concern and emotional prosocial tendency provided a predictor effect on prosocial emergence tendency (r 2 =.51). Conscientiousness, extraversion, prosocial emergence and emotional prosocial tendencies predicted perspective taking (r 2 =.41). Extraversion, emotional prosocial tendency and perspective taking predict anonymous prosocial tendency (r 2 =.26). Agreeableness and conscientiousness predict empathic concern (r 2 =.24).<hr/>Resumo As dimensões da personalidade e a sua relação com as tendências prosociais e a empatia foram analisadas em 69 crianças e adolescentes em vulnerabilidade psicossocial (Manizales, Colômbia). Foram utilizados o questionário dos Cinco Grandes, a escala das tendências prosociais e o índice de reactividade interpessoal. Foram encontradas correlações (p&lt;.05) entre as tendências prosociais: anónimo, emergência, emocional, e as dimensões da concordância e da extraversão. A tomada de perspectiva e a preocupação empática foram correlacionadas com agradabilidade, conscienciosidade e extracção. A análise da equação estrutural mostrou que a agradabilidade, a preocupação empática e a tendência prosocial emocional proporcionaram um efeito preditivo na tendência de emergência prosocial (r 2 =.51). A consciência, a extraversão, a emergência prosocial e as tendências prosociais emocionais prevêem a tomada de perspectiva (r 2 =.41). Extraversão, tendência prossocial emocional, e tomada de perspectiva prevêem tendência prossocial anónima (r 2 =.26). A concordância e a consciência prevêem uma preocupação empática (r 2 =.24).<hr/>Résumé Les dimensions de la personnalité et leur relation avec les tendances prosociales et l’empathie ont été analysées dans un échantillon de 69 enfants et adolescents en situation de vulnérabilité psychosociale (Manizales, Colombie). Le questionnaire Big Five, l’échelle des tendances prosociales et l’indice de réactivité interpersonnelle ont été utilisés. Des corrélations (p &lt;.05) ont été trouvées entre les tendances prosociales: anonyme, émergence, émotionnel, et les dimensions d’agréabilité et d’extraversion. La prise de recul et la préoccupation empathique étaient corrélées à l’agréabilité, la conscience et l’extraversion. L’analyse par équation structurelle a montré que l’agréabilité, la préoccupation empathique et la tendance prosociale émotionnelle avaient un effet prédictif sur la tendance à l’émergence prosociale (r 2 =.51). La conscience, l’extraversion, l’émergence prosociale et les tendances prosociales émotionnelles prédisent la prise de perspective (r 2 =.41). L’extraversion, la tendance prosociale émotionnelle et la prise de recul prédisent la tendance prosociale anonyme (r 2 =.26). L’agréabilité et le caractère consciencieux permettent de prédire la préoccupation empathique (r 2 =.24). <![CDATA[Education for youth and adults: Making visible diverse educational trajectories]]> http://dev.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472022000100073&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen Los desafíos por una educación de calidad son complejos dada las cifras de deserción escolar. En Chile, esta población es atendida por la modalidad Educativa para Jóvenes y Adultos, donde no existe suficiente información sobre estas trayectorias educativas. Esta investigación cuantitativa, tuvo como objetivo caracterizar a estos estudiantes, indagando sobre cómo abordar la deserción. Los resultados caracterizan a una población mayoritariamente masculina, menores de veinticinco años, con alta inasistencia y bajas calificaciones. Desde el MRL, asistencia, género y nivel de enseñanza son los factores que más explican el rendimiento escolar y la aprobación, determinando la continuidad de la trayectoria escolar. Para brindar oportunidades para el aprendizaje a lo largo de la vida, se sugieren estrategias de intervención con un enfoque sistémico.<hr/>Abstract The challenges for quality education are complex given the high dropout rates. In Chile, this population is managed by the Youth and Adult Education modality, which there is not enough information on these educational trajectories. The aim of this quantitative research was to characterize these students, inquiring about how to tackle school dropout. The results show a mostly male population, under twenty-five years, with low attendance and low marks. From the MLR analysis, attendance, gender and level of education are the factors that most explain school performance, determining the continuity of the school trajectory. In order to provide new opportunities for lifelong learning, it is suggested to focus on intervention strategies with a systemic approach.<hr/>Resumo Os desafios para uma educação de qualidade são complexos, dadas as taxas de abandono escolar. No Chile, esta população é servida pela modalidade de Educação de Jovens e Adultos, onde não existe informação suficiente sobre estas trajectórias educacionais. O objectivo desta investigação quantitativa era caracterizar estes estudantes, inquirindo sobre a forma de lidar com o abandono escolar. Os resultados caracterizam uma população maioritariamente masculina, com menos de vinte e cinco anos de idade, com altas não presenças e baixas notas. A partir do MRL, frequência, sexo e nível de educação são os factores que mais explicam o desempenho escolar, determinando a continuidade da carreira escolar. Sugere-se que se centre nas estratégias de intervenção com uma abordagem sistémica, proporcionando novas oportunidades de aprendizagem ao longo da vida.<hr/>Résumé Les défis à relever pour une éducation de qualité sont complexes compte tenu des taux d’abandon scolaire. Au Chili, cette population est desservie par la modalité d’éducation des jeunes et des adultes, où il n’y a pas assez d’informations sur ces trajectoires éducatives. L’objectif de cette recherche quantitative était de caractériser ces élèves, en s’interrogeant sur la manière de lutter contre le décrochage scolaire. Les résultats caractérisent une population majoritairement masculine, âgée de moins de vingt-cinq ans, avec un taux d’absentéisme élevé et des notes faibles. D’après le MRL, l’assiduité, le sexe et le niveau d’éducation sont les facteurs qui expliquent le plus la performance scolaire, déterminant la continuité du parcours scolaire. Il est suggéré de se concentrer sur les stratégies d’intervention avec une approche systémique, en offrant de nouvelles possibilités d’apprentissage tout au long de la vie. <![CDATA[Childhood at risk: child abuse, family stressors, social support and poverty]]> http://dev.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472022000100097&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen El objetivo de este trabajo ha sido caracterizar a familias con presencia de maltrato infantil y abuso sexual en situación socioeconómica deficitaria en relación con estresores familiares y apoyo social, y analizar sus implicancias para las intervenciones psicosociales. La muestra estuvo conformada por 40 adultos a cargo del cuidado de niños, niñas y adolescentes que asisten a servicios especializados en maltrato infantil en Uruguay. Los resultados indicaron graves situaciones de vulnerabilidad socioeconómica, feminización de cuidados, polivictimización de los niños, alto número de estresores y baja percepción de apoyo social. Se concluye en la importancia de considerar estas variables al momento de diseñar intervenciones psicosociales que propongan cambios a nivel de parentalidad bien tratante que puedan ser sostenidos en el tiempo.<hr/>Abstract The aim of this paper is to describe a group of families of a low socio-economic status in which child abuse and sexual abuse has been identified, linking such infringement of children rights with family stressors and social support to analyze the implications such link has for psychosocial interventions. The sample was composed by 40 adults who had children and adolescents under their care who receive help from services specialized in child abuse in Uruguay. It was found that the families studied had high socioeconomic vulnerability, childcare mainly done by women, children who had experienced polyvictimization, a high number of stressors and a low perception of social support. Conclusions drawn outline the importance of considering these variables when designing intervention programs that focus on promoting changes in parental practices that can be long lasting.<hr/>Resumo O objetivo deste trabalho foi caracterizar famílias com presença de maus-tratos e abuso sexual infantil em situação socioeconômica deficitária em relação aos estressores familiares e suporte social, também analisar suas implicações para intervenções psicossociais. A amostra foi constituída por 40 adultos encarregados de crianças e adolescentes abastecidos em serviços especializados em maus-tratos infantis no Uruguai. Os resultados indicaram graves situações de vulnerabilidade socioeconômica, feminização dos cuidados, múltipla vitimização de crianças, elevado número de estressores e baixa percepção de suporte social. Concluímos sobre a importância dessas variáveis ao projetar intervenções psicossociais que proponham mudanças no nível do tratamento parental que podem ser sustentadas ao longo do tempo.<hr/>Résumé L’objectif de ce travail a été de caractériser les familles en présence de maltraitance et d’abus sexuels sur des enfants en situation socio-économique déficitaire par rapport aux stresseurs familiaux et au soutien social, et d’analyser leurs implications pour les interventions psychosociales. L’échantillon était composé de 40 adultes en charge de la prise en charge des enfants et adolescents qui fréquentent des services spécialisés dans la maltraitance des enfants en Uruguay. Les résultats ont indiqué des situations graves de vulnérabilité socioéconomique, de féminisation des soins, de victimisation multiple des enfants, un nombre élevé de facteurs de stress et une faible perception du soutien social. Il est conclut sur l’importance de prendre en compte ces variables lors de la conception d’interventions psychosociales qui proposent des changements au niveau de la parentalité bien traitant qui peuvent être soutenus dans le temps. <![CDATA[Colombian Truth Commission: Knowledge, perception, efficacy, and associated emotions]]> http://dev.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472022000100119&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen La Comisión de la Verdad en Colombia se estableció a partir del modelo de justicia transicional. Su función es servir como medida de reconocimiento de los hechos violentos durante el conflicto armado, que han dejado más de nueve millones de víctimas. En este marco, se realizó un estudio descriptivo correlacional (N=1166) con una muestra de 22 departamentos del país para evaluar el conocimiento, la aprobación y la efectividad percibida de los primeros años de la Comisión a partir de aspectos psicosociales: victimización, emociones colectivas, reconciliación, memoria colectiva. El 58% eran víctimas directas. Los resultados indican altos niveles de aprobación y de disposición a participar en las actividades de la Comisión, así como cierto escepticismo sobre su utilidad y una baja confianza en las disculpas oficiales de los grupos en conflicto. También se encuentra un alto índice de emociones positivas relacionadas con la comisión y una baja confianza en las instituciones gubernamentales. Lo encontrado en este estudio, coincide con experiencias previas de comisiones de la verdad en Latinoamérica, y abre el debate sobre las especificidades del contexto colombiano en la búsqueda de paz y las implicaciones del trabajo de la comisión en el proceso de reparación.<hr/>Abstract The Truth Commission in Colombia was established based on the transitional justice model. Its function is to serve as a measure of recognition of the violent events during the armed conflict, which has left more than nine million victims. In this scenario, a descriptive correlational study (N=1166) was conducted with a sample of 22 provinces of the country to evaluate the knowledge, approval, and perceived effectiveness of the first years of the Commission from psychosocial aspects: victimization, collective emotions, reconciliation, collective memory. 58% were direct victims. The results indicate high levels of approval and disposition to participate in the Commission’s activities, as well as some skepticism about its usefulness and low confidence in the official apologies of the groups in conflict. A high index of positive emotions related to the commission and low trust in government institutions is also found. The findings of this study coincide with previous experiences of truth commissions in Latin America and open the debate on the specificities of the Colombian context in the search for peace and the implications of the commission’s work in the reparation process.<hr/>Resumo A Comissão da Verdade na Colômbia foi criada com base no modelo de justiça de transição. A sua função é servir de medida de reconhecimento dos acontecimentos violentos durante o conflito armado, que deixaram mais de nove milhões de vítimas. Neste contexto, foi realizado um estudo descritivo correlacional (N=1166) com uma amostra de 22 departamentos do país para avaliar o conhecimento, aprovação e percepção da eficácia dos primeiros anos da Comissão a partir de aspectos psicossociais: vitimização, emoções colectivas, reconciliação, memória colectiva. Cinquenta e oito por cento foram vítimas directas. Os resultados indicam elevados níveis de aprovação e vontade de participar nas actividades da Comissão, bem como algum cepticismo quanto à sua utilidade e baixa confiança nas desculpas oficiais dos grupos em conflito. Há também um elevado nível de emoções positivas relacionadas com a comissão e uma baixa confiança nas instituições governamentais. As conclusões deste estudo coincidem com experiências anteriores de comissões de verdade na América Latina, e abrem o debate sobre as especificidades do contexto colombiano na busca da paz e as implicações do trabalho da comissão no processo de reparação.<hr/>résumé est disponible dans le document <![CDATA[On An International Level, What Are The Functions Of An Individualized Education Program (IEP) Or Transition Plan (TP)?]]> http://dev.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472022000100155&lng=en&nrm=iso&tlng=en Résumé Plus de 45 ans de recherche sur les PI/PT et peu d’études portent sur les rôles ou les fonctions d’un PI/PT. Or, l’efficacité d’un PI/PT repose sur les fonctions qu’il remplit pour satisfaire les besoins de ses différents utilisateurs (Petitdemange,1985). Le Ministère de l’éducation du Québec (MEQ, 2004) ainsi que l’Office of Special Education and Rehabilitative Services des États-Unis (US department of Education) (dans Eichler, 1999) identifient et décrivent explicitement cinq à six fonctions du PI/PT. Cependant, la recension des écrits et les milieux de pratique au niveau international mettent en évidence un plus grand nombre de fonctions. Le but de la présente recherche est de cibler les différentes fonctions d’un PI/PT au regard des besoins de ses divers utilisateurs. Ayant utilisé la méthode de l’analyse de la valeur pédagogique (AVP), les résultats présentent une synthèse de plus de 700 fonctions qui ont catégorisées, caractérisées, hiérarchisées et valorisées dans un Cahier des Charges Fonctionnel (CdCF). Enfin, le CdCF est utilisé pour la conception et l’évaluation des PI/PT.<hr/>Resumen Más de 45 años de investigación de IEP / TP y algunos enfocados en funciones o roles de IEP / TP. Sin embargo, la calidad de un IEP / TP depende de las funciones que cumple para satisfacer las necesidades de sus diferentes usuarios (Petitdemange, 1985). El Ministerio de Educación de Quebec (MEQ, 2004) y la Oficina de Educación Especial y Servicios de Rehabilitación dentro del Departamento de Educación de los Estados Unidos (en Eichler, 1999) identificaron y describieron explícitamente de seis a siete funciones del IEP / TP. Sin embargo, una revisión de la literatura y los entornos de práctica destacaron un mayor número de funciones. El objetivo de esta investigación es identificar las diferentes funciones que debe cumplir un IEP / TP frente a las distintas necesidades de sus diversos usuarios. Con el uso del método de análisis de valor pedagógico (PVA), los resultados muestran una síntesis de más de 700 funciones organizadas en una Matriz de especificación funcional IEP / TP (FSM). El IEP / TP FSM es útil para crear, monitorear y evaluar IEP / TP.<hr/>Abstract More than 45 years of IEP/TP research and a few focused on IEP/TP functions or roles. Yet, the quality of an IEP/TP relies on the functions that it fulfills to satisfy the needs of its different users (Petitdemange,1985). The Quebec Ministry of Education (MEQ, 2004) and the Office of Special Education and Rehabilitative Services within the U.S. Department of Education (in Eichler, 1999) explicitly identified and described six to seven IEP/TP functions. However, a literature review and practising environments highlighted a greater number of functions. The goal of this research is to identify the different functions that an IEP/TP should fulfill in regard to the different needs of its diverse users. With the use of pedagogical value analysis method (PVA), results show a synthesis of more than 700 functions organized in an IEP/TP Functional Specification Matrix (FSM). The IEP /TP FSM is useful to create, monitor and evaluate IEP/TPs.<hr/>Resumo Mais de 45 anos de pesquisa IEP / TP e alguns focados em funções ou papéis IEP / TP. Já a qualidade de um IEP / TP depende das funções que ele cumpre para satisfazer as necessidades de seus diferentes usuários (Petitdemange, 1985). O Ministério da Educação de Quebec (MEQ, 2004) e o Escritório de Educação Especial e Serviços de Reabilitação do Departamento de Educação dos Estados Unidos (em Eichler, 1999) identificaram e descreveram explicitamente de seis a sete funções IEP / TP. No entanto, uma revisão da literatura e ambientes de prática destacaram um maior número de funções. O objetivo desta pesquisa é identificar as diferentes funções que um IEP / TP deve cumprir em relação às diferentes necessidades de seus diversos usuários. Com o uso do método de análise de valor pedagógico (PVA), os resultados mostram uma síntese de mais de 700 funções organizadas em uma Matriz de Especificação Funcional (FSM) IEP / TP. O IEP / TP FSM é útil para criar, monitorar e avaliar IEP / TPs. <![CDATA[Academic and cognitive-affective factors as predictors of the intention to graduate with a thesis in Psychology students]]> http://dev.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472022000100213&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen Se examina un modelo predictor sobre la intención de titularse con tesis, a partir de factores académicos y cognitivo-afectivos, en una muestra de 198 estudiantes de primero a quinto año de psicología. El modelo estructural puesto a prueba mediante Path Analysis presentó un ajuste adecuado (CFI &gt;.95 y RMSEA &lt;.08), observándose que el engagement y la actitud hacia la estadística regulan de modo indirecto la intencionalidad de realizar una tesis, en tanto que la autoeficacia y las competencias metodológicas tienen efectos directos sobre la intencionalidad. Cuando se tiene adecuadas competencias metodológicas el pronóstico de realizar una tesis es 82.6%, en tanto que una actitud favorable hacia la estadística pronostica en 80.6% el interés de titularse con tesis.<hr/>Abstract A predictive model of the intention to graduate with a thesis, based on academic and cognitive-affective factors, is examined in a sample of 198 students from the first to the fifth year of psychology. The structural model tested by Path Analysis presented an adequate adjustment (CFI &gt;.95 and RMSEA &lt;.08), observing that engagement and attitude towards statistics indirectly regulate the intentionality of a thesis, while self-efficacy and methodological competencies have direct effects on intentionality. When there are adequate methodological competencies, the prognosis for doing a thesis is 82.6%, while a favorable attitude towards statistics forecasts 80.6% of the interest of graduating with a thesis.<hr/>Resumo Um modelo preditivo é examinado respeito a intenção de obter a licenciatura com dissertação, a partir de fatores acadêmicos e cognitivo-afetivos, em uma amostra de 198 estudantes de graduação do primeiro ao quinto ano da psicologia. O modelo estrutural testado pelo Path Analysis apresentou um adequado ajuste (CFI&gt; .95 e RMSEA &lt;.08), observa-se que o engajamento e a atitude em direção à estatística regulam indiretamente a intencionalidade de realizar uma dissertação, enquanto a auto-eficácia e as competências metodológicas tiveram efeitos diretos sobre a intencionalidade. Quando se possui competências metodológicas adequadas, o prognóstico de fazer uma dissertaçao foi de 82,6%, enquanto uma atitude favorável em direçao à estatística prediz em 80,6% o interesse de obter a licenciatura com dissertação.<hr/>Résumé Un modèle prédictif de l’intention d’obtenir un diplôme avec une thèse, fondé sur des facteurs académiques et cognitivo-affectifs, est examiné dans un échantillon des 198 étudiants de la première à la cinquième année de psychologie. Le modèle structural est testé par Path Analysis et présenté un ajustement adéquat (CFI &gt;.95 and RMSEA &lt;.08), observer que l’engagement et attitude vers les statistiques réguler indirectement l’intentionnalité d’une thèse, et l’auto-efficacité et les compétences méthodologiques ont des effets directs sur l’intentionnalité. Il y a des compétences méthodologiques adéquates, le pronostic pour faire une thèse est 82.6%, et une attitude favorable à l’égard des statistiques prédit 80.6% de l’intérêt de l’intention d’être diplômé avec une thèse. <![CDATA[The Chilean social crisis and mental health: a glance from the life cycle]]> http://dev.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472022000100241&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen Durante 2019 Chile fue protagonista de masivas manifestaciones ciudadanas motivadas por desigualdades históricas. El objetivo del estudio fue comparar la percepción de adultos emergentes y adultos chilenos sobre la protesta social y su relación con salud mental y bienestar social. 771 personas respondieron una encuesta en línea sobre las variables de estudio. Los resultados indican que los adultos sobre 30 años presentan mayor interés en la política y ambos grupos manifiestan un rechazo transversal al uso de violencia en protestas ciudadanas. Además, los adultos emergentes lideraron en anomia y afecto negativo, mientras que los adultos presentan mayor bienestar social y satisfacción con la vida. La protesta social chilena ha tenido consecuencias políticas y socioemocionales, las cuales permanecen hasta la actualidad.<hr/>Abstract During 2019, Chilean society witnessed massive citizen demonstrations motivated by historical inequalities. The objective of this study is to compare the perception of young adults and adults about the social protests and its relation to mental health and social well-being. 711 people answered the online survey on the study factors. The results indicate that adults above the age of 30 show more interest in politics and both groups categorically reject the use of violence during the civilian protests. Moreover, the young adults showed higher results in anomie and negative affectivity, whereas adults show better social well-being and satisfaction with live. The Chilean social protest has had political and socio-emotional consequences, which remain until today.<hr/>Resumo Durante 2019, o Chile foi protagonista de massivas manifestações cidadãs motivadas por desigualdades históricas. O objetivo deste estudo foi o de comparar a percepção dos adultos emergentes e adultos chilenos sobre o protesto social e sua relação com a saúde mental e bem-estar social. Um questionário on-line sobre as variáveis do estudo foi respondido por 771 pessoas. Os resultados indicaram que os adultos acima de 30 anos apresentam maior interesse em política e, ambos os grupos, manifestam rejeição transversal ao uso da violência em protestos cidadãos. Os adultos emergentes apresentaram maior anomia e afeto negativo, enquanto os adultos apresentaram maior bem-estar social e satisfação com a vida. O protesto social chileno teve consequências políticas e socioemocionais que permanecem até hoje.<hr/>Résumé En 2019, le Chili fut au premier plan de manifestations citoyennes massives motivées par les inégalités historiques. L´objectif de cette étude est de comparer la perception des jeunes adultes et des adultes chiliens sur la contestation sociale et leurs relations avec la santé mentale et bien-être. Un échantillon de 771 personnes a répondu à une enquête en ligne sur les variables analysées dans cette étude. Les résultats indiquent que les adultes de plus de 30 ans présentent un plus grand intérêt pour la politique et que les deux groupes expriment un rejet catégorique au recours à la violence pendant les manifestations citoyennes. Également, les jeunes adultes présentent des indices d´anomie et d´affectivité négative tandis que les adultes présentent un meilleur bien-être social et satisfaction dans la vie. La contestation sociale chilienne a eu des conséquences politiques et socio-émotionnelles, lesquelles persistent jusqu´au jour d´aujourd´hui. <![CDATA[Cyber victimization within the Routine Activity Theory Framework in the Digital Age]]> http://dev.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472022000100265&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract This quantitative-based research determined whether the routine activity theory influences cyber victimization. To measure the dimensions of the theory, defined as exposure to a motivated offender, suitable online target, and absence of a capable guardian, a valid and reliable questionnaire was used. The cyber victimization questionnaire developed by Álvarez-García, Dobarro, and Núñez was applied to 1,285 students selected at random from schools in Colombia. Findings: 46% are identified as exposed to a motivated offender, 37.5% are suitable online targets, and 29.8% have no capable guardians. The interdependence of these three elements revealed that 3.9% of students are at risk due to their routine activities, which had a significant influence on cyber victimization. It is proposed that these findings should be considered in the design of communicative and educational policies aimed at a responsible use of technologies.<hr/>Resumen Esta investigación cuantitativa buscaba conocer si la Teoría de Actividades Rutinarias (TAR) influye en la Cibervictimización en una muestra de 1285 estudiantes de secundaria seleccionados aleatoriamente de 11 escuelas rurales y urbanas de Colombia. Se aplicó el cuestionario de Cibervictimización de Álvarez-García, Dobarro y Núñez y se diseñó y validó un cuestionario para actividades rutinarias. Los resultados indican que un 46% está expuesto a un delincuente motivado, 37.5% es un objetivo adecuado en línea y 29.8% no tiene guardián capaz. La interdependencia de las dimensiones reveló que un 3.9% está en riesgo por sus actividades rutinarias, y que hay influencia estadísticamente significativa en la Cibervictimización. Estos hallazgos deben ser considerados por los estudiosos de la conducta por sus implicaciones en la comprensión del fenómeno estudiado y posterior desarrollo de políticas comunicativas y educativas dirigidas a un uso responsable de tecnologías.<hr/>Resumo Esta pesquisa quantitativa procurava conhecer se a Teoria de Atividades Rotineiras (TAR) influencia a ciber-vitimização de uma amostra de 1285 estudantes de segunda série, selecionados aleatoriamente entre 11 escolas rurais e urbanas da Colômbia. Foi utilizada a enquete sobre Ciber-vitimização de Álvarez-García, Dobarro e Núñez, tendo sido feito um questionário para atividades rotineiras. Os resultados indicam que 46% fica exposto a um criminoso motivado, 37.5% é um objetivo adequado online e 29.8% não conta com um guardião capaz. A interdependência das dimensões revelou que 3.9% fica em risco pelas suas atividades rotineiras e, que tem influência estatística significativa na ciber-vitimização. Esses achados devem ser considerados por aqueles que estudam a conduta pelas suas implicações na compreensão do fenômeno estudado e posterior desenvolvimento de políticas comunicativas e educativas destinadas ao uso responsável das tecnologias da informação.<hr/>Résumé Cette recherche quantitative visait à connaître si la Théorie des Activités Rutinaires (TAR) peut influer sur la Cibervictimisation, dans un échantillon de 1 285 étudiants de secondaire choisis au hasard parmi 11 écoles rurales et urbaines de la Colombie. On a appliqué le questionnaire de Cibervictimisation d’ Álvarez- García, Dobarro Núñez et on a dessiné et validé un questionnaire pour des activités routinières. Les résultats montrent qu’un 46% est exposé à un délinquant motivé, qu’un 37,5% est un objectif adéquat en ligne, et que 29.8% n’a pas de gardian capable. L’interdépendance des dimensions a révélé qu’un 3.9% est en risque à cause de ses activités routinières et qu’il existe un impact statistiquement significatif sur la Cibervictimisation. Ces trouvailles doivent être considérées par les chercheurs du comportement humain par leurs implications sur la compréhension du phénomène étudié et pour le développement futur de politiques communicatives et éducatives dirigées vers un usage responsable des technologies. <![CDATA[Conflict, Health and Satisfaction: Differences by Stage in couples from Mexico City]]> http://dev.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472022000100293&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen Las relaciones atraviesan por diferentes situaciones que pueden generar inestabilidad y disgustos o conflictos entre los miembros de la pareja, que repercuten en ella favoreciendo la insatisfacción, frustración o hasta el término de la relación afectando en gran medida la salud y el bienestar de la persona. Por dicha razón, el objetivo principal fue conocer la relación entre los motivos e importancia del conflicto con la salud y la satisfacción con la relación. Para ello se trabajó con 240 personas (50% mujeres y 50% hombres), con edades comprendidas entre los 18 y 75 años que se encontraron dentro de una de las cuatro etapas del ciclo de la pareja: desarrollo, mantenimiento con hijos pequeños y grandes y disolución.<hr/>Abstract The relationships go through different situations that can generate instability and upsets or conflicts between the members of the couple, which impact on it, favoring dissatisfaction, frustration or even the end of the relationship, greatly affecting the health and well-being of the person. Based on this, the objective of this study was to know the relationship among the conflict reasons and importance with health and satisfaction with the relationship. To this end, we worked with 240 people (50% women and 50% men), aged between 18 and 75 years who were in one of the four stages of the couple’s cycle: development, maintenance with small children, maintenance with older children and dissolution.<hr/>Resumo Os relacionamentos passam por diferentes situações que podem gerar instabilidade e desgostos ou conflitos entre os membros do casal, o que repercute em favor da insatisfação, frustração ou até mesmo do fim do relacionamento, afetando muito a saúde e o bem-estar da pessoa. Por esse motivo, o objetivo principal foi conhecer a relação entre os motivos e a importância do conflito com a saúde e a satisfação com o relacionamento. Para isso, 240 pessoas estavam empregadas (50% mulheres e 50% homens), com idade entre 18 e 75 anos, que estavam em uma das quatro etapas do ciclo do casal: desenvolvimento, manutenção com crianças pequenas e grandes. e dissolução.<hr/>Résumé Les relations traversent différentes situations qui peuvent générer de l’instabilité et des aversions ou des conflits entre les membres du couple, ce qui se répercute sur l’insatisfaction, la frustration ou même la fin de la relation, affectant gravement la santé et le bien-être de la personne. Pour cette raison, l’objectif principal était de connaître la relation entre les raisons et l’importance du conflit avec la santé et la satisfaction à l’égard de la relation. Pour cela, 240 personnes (entre 50 et 50% de femmes et 50% d’hommes) occupaient un des quatre stades du cycle du couple: développement, entretien avec des enfants petits et grands. et dissolution. <![CDATA[Mood profile in patients with chronic diseases: its relationship with sociodemographic and clinical variables]]> http://dev.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472022000100329&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen El objetivo del presente estudio es documentar el perfil anímico e índices de perturbación emocional (IPE) en pacientes adultos con cáncer, insuficiencia renal (IR), diabetes y enfermedad cardiovascular (ECV). Participaron 386 pacientes (cáncer n = 96; IR n= 107; diabetes n = 91; ECV n = 92) quienes autoreportaron sus estados de anímo negativos y positivos. Los resultados muestran que el perfil anímico de los pacientes con cáncer e IR es similar en cuanto a su caracterización y cuantificación, con IPE significativamente menores a los de los pacientes con diabetes y ECV. Por otra parte, comparados con demás grupos, los pacientes con ECV presentan puntajes más altos en todas las dimensiones negativas y positivas de los estados de anímo. Se analiza y discute la influencia de diversas variables sociodemograficas y clínicas en la adaptación y respuesta psicólogica de los pacientes.<hr/>Abstract The objective of the present study is to document the mood profile and emotional disturbance indexes (EDI) in adult patients with cancer, renal insufficiency (RI), diabetes (D) and cardiovascular disease (CD). A total of 386 patients participated (cancer n = 96; RI n = 107; diabetes n = 91; CD n = 92) who self-reported their negative and positive mood states. The results evidence that the mood profile of the patients with CA and IR is similar in terms of their characterization and quantification, with IPE significantly lower than that of the patients with D and CD. On the other hand, compared with other groups, patients with CD present higher scores in all negative and positive dimensions of mood states. The influence of various sociodemographic and clinical variables on the adaptation and psychological response of patients is analyzed and discussed.<hr/>Resumo O objetivo do presente estudo é documentar o perfil de humor e os índices de distúrbios emocionais (EIP) em pacientes adultos com câncer, insuficiência renal (RI), diabetes e doenças cardiovasculares (DCV). Participaram 386 pacientes (câncer n = 96; RI n = 107; dibetes n = 91; DCV n = 92) que relataram seus estados de humor negativo e positivo. Os resultados mostram que o perfil de humor de pacientes com câncer e RI é semelhante em termos de caracterização e quantificação, com EIPs significativamente menores do que os de pacientes com diabetes e DCV. Por outro lado, em comparação com outros grupos, os pacientes com DCV apresentam escores mais altos em todas as dimensões positivas e negativas dos estados de humor. A influência de várias variáveis sociodemográficas e clínicas na adaptação e resposta psicológica dos pacientes é analisada e discutida.<hr/>Résumé L’objectif de la présente étude est de documenter le profil de l’humeur et les indices de perturbation émotionnelle (IPE) chez les patients adultes atteints de cancer, d’insuffisance rénale (IR), de diabète et de maladies cardiovasculaires (MCV). 386 patients ont participé (cancer n = 96; IR n = 107; dibetes n = 91; CVD n = 92) qui ont auto-déclaré leurs états d’humeur négatifs et positifs. Les résultats montrent que le profil d’humeur des patients atteints de cancer et d’IR est similaire en termes de caractérisation et de quantification, avec des IPE significativement inférieurs à ceux des patients atteints de diabète et de MCV. D’un autre côté, par rapport aux autres groupes, les patients atteints de MCV ont des scores plus élevés dans toutes les dimensions négatives et positives des états d’humeur. L’influence de diverses variables sociodémographiques et cliniques sur l’adaptation et la réponse psychologique des patients est analysée et discutée. <![CDATA[Women who to care victims of violence, women harassed at chilean psychosocial programs]]> http://dev.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472022000100369&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen Se exponen resultados de una investigación cualitativa cuyo objetivo fue analizar y comprender la manifestación del acoso laboral en mujeres de programas psicosociales chilenos que brindaban trabajo de cuidado a víctimas de violencia. El muestreo se realizó de manera intencionada y por conveniencia. Se realizaron entrevistas semiestructuradas a 10 mujeres de programas psicosociales del SENAME y SERNAMEG. Se realizó análisis de contenido-temático con los datos construidos. Los resultados mostraron que la exposición al acoso laboral fue estigmatizante, perpetradas principalmente por hostigamiento al trabajo, afrontadas preferentemente con estrategias defensivas individuales. Las condiciones laborales fueron sindicadas como las principales causantes del acoso laboral. Se concluye que involucró perjuicios para la salud mental y los derechos de las trabajadoras.<hr/>Abstract The results of a qualitative research were exposed, whose objective was to analyze and understand the manifestation of workplace harassment in women of Chilean psychosocial programs that provided care work to victims of violence. Sampling was done intentionally and for convenience. Semi-structured interviews were conducted with 10 women from psychosocial programs of SENAME and SERNAMEG. The content-thematic analysis was carried out for the constructed data. The results showed that the exposure to workplace harassment was stigmatizing, mainly perpetrated by harassment to work, faced preferably with individual defensive strategies. The working conditions were syndicated as the main causes of workplace harassment. It is concluded that it involved damage to mental health and the rights of the workers.<hr/>Resumo Os resultados de uma pesquisa qualitativa foram expostos, cujo objetivo foi analisar e compreender a manifestação de assédio no trabalho em mulheres de programas psicossociais chilenos que prestavam assistência a vítimas de violência. A amostragem foi feita intencionalmente e por conveniência. Entrevistas semi-estruturadas foram realizadas com 10 mulheres de programas psicossociais de SENAME e SERNAMEG. A análise temática de conteúdo foi realizada com os dados construídos. Os resultados mostraram que a exposição ao assédio no trabalho foi estigmatizante, principalmente perpetrada pelo assédio ao trabalho, enfrentado preferencialmente com estratégias defensivas individuais. As condições de trabalho foram sindicadas como as principais causas de assédio no trabalho. Conclui-se que envolveu danos à saúde mental e aos direitos dos trabalhadores.<hr/>Résumé Les résultats d’une recherche qualitative ont été exposés, dont l’objectif était d’analyser et de comprendre la manifestation du harcèlement sur le lieu de travail chez les femmes de programmes psychosociaux chiliens qui fournissaient des soins aux victimes de violence. L’échantillonnage a été fait intentionnellement et par commodité. Des entretiens semi-structurés ont été menés avec 10 femmes des programmes psychosociaux du SENAME et de SERNAMEG. L’analyse thématique du contenu a été réalisée pour les données construites. Les résultats ont montré que l’exposition au harcèlement sur le lieu de travail était stigmatisante, principalement perpétrée par le harcèlement au travail, confrontée de préférence à des stratégies de défense individuelles. Les conditions de travail étaient la principale cause de harcèlement au travail. Il est conclu qu’il s’agissait de dommages à la santé mentale et aux droits des travailleurs. <![CDATA[Comparison of the CUMANIN and CUMANES Scales: A psychometric experience]]> http://dev.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472022000100401&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen Se hizo una valoración neuropsicológica con los cuestionarios CUMANIN y CUMANES usando los baremos colombianos, haciendo una comparación con los baremos originales. El estudio es descriptivo-no experimental, en total, participaron 400 niños de colegios públicos y privados de 6 municipios del departamento de Boyacá-Colombia, Los participantes tenían edades entre los 3 y 11 años (M=6,69; DE=2,32 años). Se realizó un análisis de desempeño a partir de frecuencias en cada una de las subescalas que contaban con baremo, se hizo un análisis comparativo con la prueba t-student. Se identificaron diferencias estadísticas en el uso de los baremos en el CUMANIN y CUMANES. Se encontraron diferencias en lenguaje articulatorio en el CUMANIN en las variables sexo y tipo de institución. En el CUMANES se encontraron diferencias en el tipo de institución. Se sugiere hacer uso de los baremos de acuerdo a lo sugerido por la APA, se recomienda tener precauciones en el uso de pruebas no baremadas. El uso de los baremos permitiría la elaboración de algunas políticas públicas en la infancia a partir de una aproximación diagnóstica válida.<hr/>Resumo Foi realizada uma avaliação neuropsicológica com os questionários CUMANIN e CUMANES, utilizando as escalas colombianas, fazendo uma comparação com as escalas originais. Participaram do estudo descritivo-não-experimental, totalizando 400 crianças de escolas públicas e privadas de 6 municípios do departamento de Boyacá-Colômbia, com idade entre 3 e 11 anos (M = 6,69; DP = 2.632 anos). Uma análise de desempenho foi realizada com base nas frequências em cada uma das subescalas que possuíam escala; uma análise comparativa foi realizada com o teste t-student. Foram identificadas diferenças estatísticas no uso das escalas no CUMANIN e CUMANES. Foram encontradas diferenças na linguagem articulatória na CUMANIN nas variáveis ​​sexo e tipo de instituição. Em CUMANES foram encontradas diferenças no tipo de instituição. Recomenda-se o uso das balanças, conforme sugerido pela APA, é recomendável tomar precauções no uso de testes não relacionados à balança. O uso de escalas permitirá a elaboração de algumas políticas públicas na infância a partir de uma abordagem diagnóstica válida.<hr/>Résumé Une évaluation neuropsychologique a été réalisée avec les questionnaires CUMANIN et CUMANES en utilisant les échelles colombiennes, en faisant une comparaison avec les échelles originales. L’étude est descriptive et non expérimentale. Au total, 400 enfants d’écoles publiques et privées de 6 municipalités du département de Boyacá-Colombia ont participé, âgés de 3 à 11 ans (M = 6,69; SD = 2 632 années). Une analyse de performance a été réalisée sur la base des fréquences de chacune des sous-échelles à l’échelle, une analyse comparative a été réalisée avec le test t-student. Des différences statistiques dans l’utilisation des échelles dans CUMANIN et CUMANES ont été identifiées. Des différences de langage articulatoire ont été observées dans CUMANIN dans les variables sexe et type d’établissement. En CUMANES, des différences ont été observées dans le type d’établissement. Il est recommandé d’utiliser les balances suggérées par l’APA. Il est également recommandé de prendre des précautions lors de l’utilisation de tests sans balances. L’utilisation d’échelles permettra d’élaborer certaines politiques publiques dans l’enfance à partir d’une approche diagnostique valide. <![CDATA[Operation of the parental modeled construction of prosocial behavior in adolescents]]> http://dev.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472022000100433&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen El objetivo del presente estudio fue operacionalizar el constructo modelado parental de la conducta prosocial para su evaluación en adolescentes. Participaron 358 adolescentes escolarizados de 12 a 18 años (M= 14.66; DE= 1.71) de ambos sexos, de la provincia de Córdoba, Argentina. Se realizaron diferentes análisis psicométricos a partir de los cuales se observó que Todos los ítems resultaron discriminativos y con un índice de homogeneidad corregido ≥ .30. La consistencia interna fue adecuada (FC = .91). Los análisis factoriales exploratorios y confirmatorios indicaron una estructura unidimensional de la prueba, que explicó el 36% de la varianza. La escala final, quedó conformada por 18 ítems que presentaron un adecuado funcionamiento psicométrico, permitiendo una evaluación válida y confiable del constructo.<hr/>Abstract The objective of this study was to operationalize the parental modeled construct of prosocial behavior for its evaluation in adolescents. 358 adolescents from 12 to 18 years old participated (M = 14.66; SD = 1.71) of both sexes, from the province of Córdoba, Argentina. Different psychometric analyzes were performed from which it was observed that All items were discriminative and with a corrected homogeneity index ≥ .30. Internal consistency was adequate (FC = .91). The exploratory and confirmatory factor analyzes indicated a one-dimensional structure of the test, which explained 36% of the variance. The final scale was made up of 18 items that presented adequate psychometric functioning, allowing a valid and reliable evaluation of the construct.<hr/>Resumo O objetivo deste estudo foi operacionalizar o construto modelado parental do comportamento pró-social para sua avaliação em adolescentes. Participaram 358 adolescentes de 12 a 18 anos (M = 14,66; DP = 1,71) de ambos os sexos, da província de Córdoba, Argentina. Diferentes análises psicométricas foram realizadas, das quais se observou que todos os itens eram discriminatórios e com índice de homogeneidade corrigido ≥ 0,30. A consistência interna foi adequada (FC = 0,91). A análise fatorial exploratória e confirmatória indicou uma estrutura unidimensional do teste, que explicou 36% da variância. A escala final foi composta por 18 itens que apresentaram funcionamento psicométrico adequado, permitindo uma avaliação válida e confiável do construto.<hr/>Résumé L’objectif de cette étude était d’opérationnaliser la construction modélisée parentale du comportement prosocial pour son évaluation chez les adolescents. 358 adolescents de 12 à 18 ans ont participé (M = 14,66; ET = 1,71) des deux sexes, de la province de Cordoue, Argentine. Différentes analyses psychométriques ont été effectuées à partir desquelles il a été observé que tous les éléments étaient discriminants et avec un indice d’homogénéité corrigé ≥ 0,30. La cohérence interne était adéquate (FC = 0,91). Les analyses factorielles exploratoires et confirmatoires ont indiqué une structure unidimensionnelle du test, qui expliquait 36% de la variance. L’échelle finale était composée de 18 éléments qui présentaient un fonctionnement psychométrique adéquat, permettant une évaluation valide et fiable du construit. <![CDATA[Good is stronger than bad for eudaimonic well-being]]> http://dev.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472022000100455&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract Perceived changes in basic beliefs and growth related to life events were examined in three studies. A representative sample (N = 885), a sample of students and their families (N = 291) and a sample of students (N = 245) responded with a list of positive and negative life events, a scale of changes in basic beliefs and a post-traumatic growth scale. Positive events were strongly associated with changes in basic beliefs, while only weak associations were found for negative events. In addition, negative changes in basic beliefs were associated with growth only in negative life events and positive changes in basic beliefs were generally associated with growth.<hr/>Resumen Los cambios percibidos en creencias básicas y crecimiento relacionados con los eventos vitales se examinaron en tres estudios. Una muestra representativa (N = 885), una muestra de estudiantes y sus familiares (N = 291) y una de estudiantes (N = 245) respondieron una lista de eventos vitales positivos y negativos, una escala de cambios en creencias básicas y una escala de crecimiento postraumático. Los eventos positivos se asociaron fuertemente con cambios en las creencias básicas, mientras que solo se encontraron asociaciones débiles para los eventos negativos. Además, cambios negativos en las creencias básicas se asociaron con el crecimiento solo en eventos negativos de la vida y los cambios positivos en las creencias básicas se asociaron en general con el crecimiento.<hr/>Resumo As mudanças percebidas nas crenças básicas e no crescimento relacionadas com eventos da vida foram examinadas em três estudos. Uma amostra representativa (N = 885), uma amostra de estudantes e suas famílias (N = 291) e uma amostra de estudantes (N = 245) responderam com uma lista de eventos de vida positivos e negativos, uma escala de mudanças nas crenças básicas e uma escala de crescimento pós-traumático. Os eventos positivos foram fortemente associados a mudanças nas crenças básicas, enquanto que apenas foram encontradas associações fracas para eventos negativos. Além disso, as mudanças negativas nas crenças básicas estavam associadas ao crescimento apenas em eventos de vida negativos e as mudanças positivas nas crenças básicas estavam geralmente associadas ao crescimento.<hr/>Résumé Les changements perçus dans les croyances de base et la croissance liés aux événements de la vie ont été examinés dans trois études. Un échantillon représentatif (N = 885), un échantillon d’étudiants et de leurs familles (N = 291) et un échantillon d’étudiants (N = 245) ont répondu à une liste d’événements de vie positifs et négatifs, à une échelle de changement des croyances de base et à une échelle de croissance post-traumatique. Les événements positifs étaient fortement associés à des changements dans les croyances de base, alors que les événements négatifs n’étaient que faiblement associés. En outre, les changements négatifs dans les croyances de base étaient associés à la croissance uniquement dans les événements de vie négatifs et les changements positifs dans les croyances de base étaient généralement associés à la croissance. <![CDATA[Relationships between Learning and Motivation Strategies in Vocational Technical Education]]> http://dev.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472022000100491&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O principal objetivo desta pesquisa foi investigar a evidência de validade baseada na relação com outras variáveis da Escala de Avaliação de Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Profissionalizante. Participaram do estudo 401 estudantes brasileiros. As estratégias de aprendizagem se associaram às metas de realização em nível correlacional e preditivo. O objetivo secundário foi analisar as diferenciações em ambos os construtos quanto à idade, pausa nos estudos e quantidade de módulos cursados. Os estudantes mais velhos se diferenciaram dos mais jovens na ausência de estratégias metacognitivas disfuncionais e nas estratégias cognitivas. A meta performance-aproximação foi identificada nos estudantes mais jovens e naqueles que fizeram uma pausa intermediária nos estudos. Recomenda-se a continuidade das investigações sobre essa temática.<hr/>Resumen El objetivo principal de esta investigación fue investigar la evidencia de validez de una escala que evalúa las estrategias de aprendizaje. Participaron 401 estudiantes brasileños de educación técnica vocacional. Las estrategias de aprendizaje se asociaron con los objetivos de logro - nivel correlacional y predictivo. El objetivo secundario fue analizar las diferencias en ambos constructos en cuanto a edad, pausa en los estudios y número de módulos cursados. Los estudiantes mayores se diferenciaron de los estudiantes más jóvenes en la ausencia de estrategias metacognitivas disfuncionales y estrategias cognitivas. La meta de aproximación al desempeño se identificó en los estudiantes más jóvenes y en los que tomaron un descanso intermedio de los estudios. Se recomienda realizar más investigaciones sobre este tema.<hr/>Abstract This research’s main objective was to investigate the evidence of validity based on the relationship with other variables of the Learning Strategies Assessment Scale for Vocational Education. The sample study was 401 Brazilian students. Learning strategies were associated with achievement goals at a correlational and predictive level. The secondary objective was to analyze the differences in both constructs regarding age, pause in studies, and the number of modules taken. Older students differed from younger students in the absence of dysfunctional metacognitive strategies and cognitive strategies. We identified the performance-approach goal in the younger students and those who took an intermediate break from studies. We recommend further research on this topic.<hr/>Résumé L’objectif principal de cette recherche était d’étudier les preuves de validité basées sur la relation avec d’autres variables de l’échelle d’évaluation des stratégies d’apprentissage pour l’enseignement professionnel. L’échantillon d’étude était de 401 étudiants brésiliens. Les stratégies d’apprentissage étaient associées aux objectifs de réalisation au niveau corrélationnel et prédictif. L’objectif secondaire était d’analyser les différences entre les deux construits concernant l’âge, la pause dans les études et le nombre de modules suivis. Les élèves plus âgés différaient des élèves plus jeunes en l’absence de stratégies métacognitives et cognitives dysfonctionnelles. Nous avons identifié l’objectif de l’approche performance chez les élèves plus jeunes et ceux qui ont pris une pause intermédiaire des études. Nous recommandons de poursuivre les recherches sur ce sujet. <![CDATA[A measure of one-dimensional asymmetry for qualitative variables]]> http://dev.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472022000100519&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen Esta investigación metodológica tiene como objetivo definir un concepto de asimetría para variables cualitativas, cuantificarlo y mostrar su validez. Se usó un panel de cinco jueces expertos y simulaciones Monte Carlo. Se definió el estadístico diferencia promedio de frecuencia (dpf) entre pares de categorías ordenadas por homogeneidad de frecuencia. El estadístico dpf mostró un comportamiento ajustado a las expectativas con distintas variantes de la distribución binomial. La correlación entre el promedio de las puntuaciones de asimetría de los jueces y dpf fue muy alta. Para obtener normas orientativas de interpretación, se simularon 20,000 muestras de tamaños 20, 40, 100, 200, 500 y 1000 extraídas de una distribución binomial. Se concluye que dpf es válido para medir asimetría en variables cualitativas.<hr/>Abstract This methodological investigation aims to define a concept of asymmetry for qualitative variables, quantify it, and show its validity. A panel of five expert judges and Monte Carlo simulations were used. The statistic Mean Difference in Frequency (MDF) between pairs of categories ordered by frequency homogeneity was defined. The MDF statistic showed a behavior adjusted to expectations with different variants of the binomial distribution. The correlation between the mean skewness score of the judges and MDF was very high. To obtain interpretive guiding cutoffs, 20,000 samples of sizes 20, 40, 100, 200, 500, and 1000 were simulated, drawn from a binomial distribution. It is concluded that MDF is validity to measure asymmetry in qualitative variables.<hr/>Resumo Esta pesquisa metodológica visa definir um conceito de assimetria para variáveis qualitativas, quantificá-lo e mostrar sua validade. Um painel de cinco juízes especialistas e simulações de Monte Carlo foram usados. Foi definida a diferença média de frequência (dmf) entre pares de categorias ordenadas por homogeneidade de frequência. A estatística dmf mostrou um comportamento ajustado às expectativas com diferentes variantes da distribuição binomial. A correlação entre os escores médios de assimetria dos juízes e dmf foi muito alta. Para obter diretrizes de interpretação, foram simuladas 20.000 amostras dos tamanhos 20, 40, 100, 200, 500 e 1000, extraídas de uma distribuição binomial. Conclui-se que dmf é válido para medir a assimetria em variáveis qualitativas.<hr/>Résumé Cette recherche méthodologique vise à définir un concept d’asymétrie pour les variables qualitatives, à le quantifier et à montrer sa validité. Un panel de cinq juges experts et des simulations Monte Carlo ont été utilisés. La différence moyenne de fréquence (dmf) entre les paires de catégories classées par homogénéité de fréquence a été définie. La statistique dmf a montré un comportement ajusté aux attentes avec différentes variantes de la distribution binomiale. La corrélation entre les scores moyens d’asymétrie des juges et le dmf était très élevée. Pour obtenir des lignes directrices pour l’interprétation, 20 000 échantillons de tailles 20, 40, 100, 200, 500 et 1000 ont été simulés, tirés d’une distribution binomiale. Il est conclu que dmf est valide pour mesurer l’asymétrie dans les variables qualitatives. <![CDATA[Teacher Behavior Checklist and Implicit Relational Assessment Procedure in teacher evaluation]]> http://dev.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472022000100553&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A avaliação de professores tem sido conduzida com instrumentos como o Teacher Behavior Checklist (TBC) cuja evidência de validade de conteúdo foi obtida por relato verbal. A relação entre seis itens do TBC e o estímulo “Bom Professor” foi avaliada com o IRAP, e foi avaliada a correlação entre a nota dos participantes em uma disciplina da graduação e a avaliação do professor. Participaram 40 estudantes universitários que responderam aos dois instrumentos e informaram a nota recebida na disciplina. As médias dos D-IRAP escores foram estatisticamente significativas para “bom professor-positivo-verdadeiro” e “mau professor-negativo-verdadeiro”. Os índices de correlações entre as notas dos participantes na disciplina e a avaliação do docente não foram estatisticamente significativos.<hr/>Resumen La evaluación de docentes se ha realizado con instrumentos como el Teacher Behavior Checklist (TBC) cuya evidencia de validez de contenido se ha obtenido mediante el reporte verbal. Se evaluó la relación entre seis ítems de TBC y el estímulo “Buen maestro” mediante el IRAP, y la correlación entre la puntuación de los participantes en un curso de pregrado y la evaluación del maestro. Participaron cuarenta estudiantes, quienes respondieron ambos instrumentos e informaron la calificación recibida en la disciplina. Los promedios de los puntajes del D-IRAP fueron estadísticamente significativos para “buen maestro-positivo-verdadero” y “mal maestro-negativo-verdadero”. Los índices de correlación entre las calificaciones de los participantes en la disciplina y la evaluación del maestro no fueron estadísticamente significativos.<hr/>Abstract The evaluation of teachers has been conducted with instruments such as the Teacher Behavior Checklist (TBC), whose evidence of content validity was obtained by verbal reporting. The relationship between six TBC items and the “Good Teacher” stimulus was assessed using the IRAP, and the correlation between the score of participants in an undergraduate course and the teacher’s assessment was assessed. Forty university students participated, who answered both instruments and reported the grade received in the discipline. The D-IRAP scores’ averages were statistically significant for “good teacher-positive-true” and “bad teacher-negative-true”. The correlation indexes between the participants’ grades in the discipline and the way they evaluated the teacher were not statistically significant.<hr/>Résumé L’évaluation des enseignants a été menée à l’aide d’instruments tels que la liste de contrôle du comportement des enseignants (TBC) dont la preuve de la validité a été obtenue par le biais de rapports verbaux. La relation entre six items TBC et le stimulus “bon professeur” a été évaluée avec le IRAP, et la corrélation entre le score des participants dans une discipline et l’évaluation de l’enseignant. Quarante élèves ont participé qui ont répondu aux deux instruments et ont rapporté la note reçue dans la discipline. Les moyennes des scores D-IRAP étaient statistiquement significatives pour “bon enseignant-positif-vrai” et “mauvais enseignant-négatif-vrai”. Les indices de corrélation entre les notes des participants dans la discipline et l’évaluation du professeur n’étaient pas statistiquement significatifs. <![CDATA[Do self-esteem and gender help explain depressive and/or anxiety symptoms in adolescents?]]> http://dev.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472022000100579&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract Depression and anxiety are common in adolescents, and poor mental health in this group leads to harm in adulthood. This study investigates to what extent gender, age, body image dissatisfaction, and self-esteem were related to depressive and anxiety symptoms in adolescents. The sample consisted of 1,209 high school students of both sexes, aged 13-19 years (M = 15.8; SD = 1.23). The instruments were: sociodemographic questionnaire, Rosenberg Self-Esteem Scale (RSES), Stunkard Figure Scale and the Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS). Multinomial logistic regression indicated that being female and having low or moderate self-esteem satisfactorily explained the anxiety symptoms. Reduced self-esteem was the best explanation for depressive symptoms, and finally, reduced rates of self-esteem satisfactorily explained symptoms for both disorders.<hr/>Resumen La depresión y la ansiedad son comunes en los adolescentes, y los problemas de salud mental en este grupo provocan daños en la vida adulta. Este estudio investigó cómo el sexo, la edad, la insatisfacción con la imagen corporal y la autoestima se relacionan con los síntomas depresivos y ansiosos en los adolescentes. Participaron 1.209 adolescentes de ambos sexos, entre 13 y 19 años (M = 15,8; DE = 1,23). Los instrumentos fueron: cuestionario sociodemográfico, RSES, Escala de figuras de Stunkard y HADS. La regresión logística multinomial indicó que ser una niña y tener una autoestima baja o moderada explicaban los síntomas de ansiedad satisfactoriamente. La autoestima reducida fue la mejor explicación para los síntomas depresivos y de ambos desordenes.<hr/>Resumo Depressão e ansiedade são comuns em adolescentes, e problemas de saúde mental nesse grupo levam a danos na vida adulta. Este estudo investigou como sexo, idade, insatisfação com a imagem corporal e autoestima relacionam-se a sintomas depressivos e ansiosos em adolescentes. Participaram 1.209 adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 13 e 19 anos (M = 15,8; DP = 1,23). Os instrumentos utilizados foram: questionário sociodemográfico, Escala de AutoEstima de Rosenberg (RSES), Escala de Silhuetas de Stunkard e Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS). A regressão logística multinomial indicou que ser menina e ter baixa ou moderada autoestima explicaram satisfatoriamente sintomas ansiosos. Autoestima reduzida foi a melhor explicação para sintomas depressivos e sintomas de ambos os distúrbios.<hr/>Résumé La dépression et l’anxiété sont courantes chez adolescents, et les problèmes de santé mentale dans ce groupe entraînent des dommages à l’adulté. Cette étude a examiné comment le sexe, l’âge, l’insatisfaction à l’égard de l’image corporelle et l’estime de soi sont liés aux symptômes dépressifs et anxieux chez adolescents. Ont participé 1209 adolescents des deux sexes, âgés de 13 à 19 (M = 15,8; ET = 1,23). Les instruments étaient questionnaire sociodémographique, RSES, l’échelle de la figure Stunkard et HADS. La régression logistique a indiqué qu’être une fille et avoir une estime de soi faible/modérée expliquaient les symptômes d’anxiété de manière satisfaisante. Une diminution de l’estime de soi était la meilleure explication des symptômes dépressifs et symptômes des deux troubles. <![CDATA[Critical thinking, creativity, self-efficacy, and teaching practice in Peruvian teacher trainers]]> http://dev.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472022000100603&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract The relationship between dispositions towards critical thinking, creative-innovative performance, self-efficacy and teaching practice was assessed in Peruvian teacher trainers from the Amazonian region of San Martin. Direct and big relationships were found between all variables. A model that explained 42% of the variance of teaching practice is presented, where dispositions towards critical thinking and creative and innovative performance have a direct effect on teacher self-efficacy. In addition, teacher self-efficacy fully mediates the relationship between dispositions toward critical thinking, and partially mediates the relationship between creative-innovative performance and teaching practices. Likewise, results show differences according to sex, work experience, specialization and work place. It is suggested to include other actors to get a holistic view of the teachers’ trainer capacities.<hr/>Resumen Se evaluó la relación entre las disposiciones al pensamiento crítico, el desempeño creativo-innovador, la autoeficacia y la práctica pedagógica de formadores de docentes peruanos de la región amazónica sanmartinense. Se encontró relaciones directas y grandes. Se propone un modelo que explica el 42% de la varianza de la práctica pedagógica, donde las disposiciones al pensamiento crítico y el desempeño creativo-innovador tienen un efecto directo sobre la autoeficacia docente. Asimismo, la autoeficacia docente media totalmente la relación entre las disposiciones al pensamiento crítico, y parcialmente la relación del desempeño creativo-innovador con la práctica pedagógica. Se evidenciaron diferencias según sexo, experiencia laboral, especialidad y centro laboral. Se sugiere incluir otros actores para una mirada integral de las capacidades de los docentes formadores.<hr/>Resumo A relação entre disposições para o pensamento crítico, desempenho criativo-inovador, autoeficácia e prática pedagógica foi avaliada em formadores de professores peruanos da região amazônica de San Martin. Relações diretas e grandes foram encontradas. Apresenta-se um modelo que explica 42% da variância da prática docente, onde as disposições para o pensamento crítico e o desempenho criativo-inovador têm um efeito direto na autoeficácia do professor. Aliás, a autoeficácia medeia totalmente a relação entre as disposições para o pensamento crítico e medeia parcialmente a relação entre o desempenho criativo-inovador e a prática pedagógica. Adicionalmente, os resultados mostram diferenças segundo o sexo, experiência de trabalho, especialização e local de trabalho. Sugere-se incluir outros atores para uma visão holística das capacidades dos formadores de professores.<hr/>Résumé La relation entre dispositions à la pensée critique, performance créative-innovante, auto-efficacité et pratique pédagogique des formateurs d’enseignants péruviens de la région amazonienne de San Martín a été évaluée. Des relations directes et grands ont été trouvées. Un modèle expliquant 42% de la variance de la pratique pédagogique est présenté, où les dispositions à la pensée critique et à la performance créative-innovante ont un effet direct sur l’auto-efficacité. Également, l’auto-efficacité médiatise pleinement la relation entre les dispositions à la pensée critique et partiellement la relation entre la performance créative-innovante et la pratique pédagogique. Des différences ont été constatées selon sexe, expérience professionnelle, spécialité et centre de travail. Il est suggéré d´inclure d’autres acteurs pour un examen complet des capacités des formateurs.